Manoel Pioneiro visita unidades de saúde do município

O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marco Antônio, visitou na tarde desta quinta-feira (3), a Unidade Municipal de Saúde com Urgência e Emergência do Distrito Industrial, em Ananindeua.

Pioneiro quis conferir de perto o estado em que se encontra a unidade e se deparou com uma situação precária.  A unidade de saúde do bairro deveria funcionar 24h, o que não acontece na prática. A falta de remédios e médicos é constante no local. Falhas que serão corrigidas na nova gestão municipal.

A infraestrutura da unidade também é péssima, sem respeitar as condições básicas de higiene, em especial nas salas de observação, cirurgia, nebulização, injetáveis, refeitório e copa, segundo o enfermeiro plantonista, Leôncio Coe, que acompanhou o prefeito na visita à Unidade de Saúde. As salas de Raio-X e Almoxarifado só funcionam durante a semana. A ambulância para transporte de pacientes está com pneus carecas, sirene quebrada, e maca sendo apoiada por um pneu, entre outros problemas.

A situação não foi diferente na Unidade Básica de Saúde de Heliolândia Rural. O espaço, que possui dois consultórios médicos e um odontológico, além de farmácia e sala de curativos, só funciona de 08h às 16h, também em condições precárias

O prefeito Manoel Pioneiro ficou bem decepcionado com o que viu nas duas unidades. “É lamentável que a saúde da população tenha sido tratada assim. Nós estamos fazendo um levantamento de todos os Postos de Saúde da Família, para saber das necessidades. Depois disso vamos reformar o que for preciso, e equipar as unidades para que tenham um bom funcionamento. E o que for 24h, vai voltar a ser 24h, com médicos, remédios, aparelho de raio-x e tudo o que for preciso para cuidar da saúde da população”, comentou o prefeito.

Pioneiro ainda visitou a sede do Centro Comunitário de Vila de Mocajatuba (Asmovim), que fica ao lado da Unidade de Saúde de Heliolândia Rural. A sede que já foi espaço de lazer e atividades esportivas, na época de Pioneiro, hoje está abandonada.

Texto: Zana Moura

Foto: Paulo Akira

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s