Pioneiro e Zenaldo debatem assuntos de interesse da Região Metropolitana

Imagem

Pela primeira vez, desde que assumiu pela terceira vez a administração do município de Ananindeua, o prefeito Manoel Pioneiro esteve reunido com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. O encontro ocorreu, na tarde desta segunda-feira (07), no Palácio Antonio Lemos, sede administrativa da capital. Também participaram do encontro, representantes do Ministério Público Estadual e Federal. A reunião teve como objetivo discutir assuntos relativos a Região Metropolitana, de interesse comum aos dois municípios, entre eles, o Aterro Sanitário do Aurá e o futuro do BRT (Bus Rapid Transit).

Como anfitrião do encontro, Zenaldo Coutinho agradeceu a presença de todos e informou: “Precisamos encontrar a melhor solução para essas questões e que sejam defensáveis econômica, social, ambiental e juridicamente”.

Manoel Pioneiro deu ênfase à importância da integração e do diálogo permanente entre as duas administrações municipais. “Ananindeua não vai a reboque de Belém. Vai trabalhar em parceria e com união pela saúde, mobilidade urbana e destinação final do lixo”, disse. Ele também reafirmou seu compromisso em reestruturar a saúde de Ananindeua, com atenção especial a prevenção, principalmente, para ajudar a desafogar os prontos socorros de Belém.

Na área ambiental, o tema Aurá trouxe à tona questionamentos pertinentes. O contrato atual com a empresa que atua no local demandou grande tempo de discussão. A inserção dos catadores do lixo e a implantação da coleta seletiva foram alguns dos pontos que entraram em pauta.

Pioneiro garante que só a união entre os municípios vai resolver o problema. Ele acredita que em um ou dois anos, as duas prefeituras consigam achar uma solução definitiva para o Aterro Sanitário do Aurá. O prefeito de Ananindeua também ratificou seu interesse de preservar o manancial do Utinga.

Quanto ao BRT, foi unanimidade entre os participantes do encontro, que o projeto atual do sistema de transporte integrado foi feito sem o planejamento adequado e precisa ser revisto. A parceria entre as duas prefeituras também se manterá para implantar um sistema único e integrado entre os municípios.

Manoel Pioneiro também demonstrou sua preocupação com os bairros da área limítrofe entre Belém e Ananindeua, como Coqueiro, Atalaia, Guanabara, Una, Jaderlândia, Castanheira e Águas Lindas, por conta dos conflitos de responsabilidade quanto a prestação de serviços de drenagem, saneamento, saúde, pavimentação e outros.

“Os problemas das áreas limites entre Belém e Ananindeua são históricos. Os moradores do Coqueiro, por exemplo, sofrem com essa falta de comunicação e parceria que há entre os dois municípios. Por isso, nós vamos promover regularmente novas reuniões para encontrarmos soluções que a população de Ananindeua e Belém tanto merece”, encerrou Pioneiro.

Texto: Israel Pegado

Foto: Igor Mota

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s