Prefeitura faz limpeza do canal 40 Horas para evitar alagamentos

ImagemA Prefeitura de Ananindeua está fazendo a dragagem do canal 40 Horas que passa por trás da antiga granja do governador e corta a Estrada da Providência. O objetivo é evitar novos alagamentos com as fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Belém. A limpeza começou no último dia 03 de janeiro e já atingiu os primeiros 500 metros, melhorando significativamente a drenagem das águas pluviais.

A limpeza de canais, bueiros, retirada de entulhos e lixo acumulados nas vias de Ananindeua faz parte da ação emergencial iniciada pelo prefeito Manoel Pioneiro para minimizar os problemas enfrentados pela população do município no chamado verão amazônico.

De acordo com João da Costa, funcionário da empresa contratada e responsável pelo serviço de limpeza, o canal estava assoreado com muito mato, lixo e entulhos. A equipe composta por 12 trabalhadores se reveza em dois turnos para realizar os serviços que ainda não tem data para terminar.

“As chuvas que caíram no primeiro dia do ano deixaram esta área toda alagada com muita água acumulada na pista. Com a chuva de ontem, o canal voltou a transbordar, mas em pouco tempo estava tudo seco”, observou Costa. Ele informa que já se nota a melhora de 90% no escoamento das águas.

Além da limpeza manual, uma retroescavadeira é usada para retirar a arreia e entulho acumulados ao longo do tempo. Os resíduos bloqueavam o escoamento do canal que recebe água de quase toda a Cidade Nova, conforme contou João da Costa.

Para o padeiro José Dias, morador do bairro do Icuí, a limpeza do canal veio em boa hora. “Já deu pra sentir a diferença. Ontem não alagou tanto. A Prefeitura tinha que ter feito esse trabalho há mais tempo, pois a areia já tava quase ultrapassando a altura do canal”, relatou.

Texto: Ronaldo Quadros

Foto: Adriano Magalhães

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s