Mais de 900 toneladas de lixo e entulho são retiradas das ruas de Ananindeua

Somente nos primeiros 10 dias da operação emergencial de limpeza das ruas do município de Ananindeua, realizada pela gestão Manoel Pioneiro (PSDB), a Prefeitura recolheu mais de 900 toneladas de lixo e entulho acumulados, que vinham causando transtornos à população e provocando entupimento de bueiros e alagamento de canais. A operação executada pela Secretaria de Saneamento e Infraestrutura continuará até atingir todo o município.

Foram identificados 54 pontos críticos de acúmulo de lixo e entulho que já foram limpos e vão passar por manutenção preventiva. A operação atinge os principais canais que cortam Ananindeua com limpeza manual e dragagem para evitar alagamentos no período do chamado ‘Verão Amazônico’, marcado pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Belém.

Os pontos mais críticos ficam no chamado Elo Perdido, próximo ao linhão da Eletronorte; no Distrito Industrial; no Conjunto Cidade Nova VI, WE-75, próximo ao Restaurante Popular; no Conjunto Cidade Nova IV, atrás do Centro de Reabilitação Japonês; no Conjunto Cidade Nova V, Arterial 04, WE-19, atrás do Lago Azul; no Conjunto Cidade Nova III; no Linhão do III, próximo ao Hospital São Camilo; e no Conjunto Jaderlândia, na Avenida São Benedito (muro do Café Puro).

Nessas áreas o acúmulo de lixo e entulho é imenso, sendo que diariamente a população descarta material de outros pontos do município nesses locais. Logo depois que é feita a limpeza, os moradores voltam a usar os locais como lixões.

A Prefeitura estuda a realização de uma campanha educativa para conscientizar os moradores dos problemas que o acúmulo de lixo e entulho nas vias públicas pode causar à saúde da população. Se eles forem identificados reincidindo na prática irregular, podem sofrer as penalidades previstas em lei.

A Prefeitura de Ananindeua ainda identificou pontos de acúmulo de lixo e entulho na Estrada do Curuçambá, Conjunto Paar, Arterial 5, Estrada do 40 Horas, Arterial 18, Cidade Nova II, Cidade Nova VIII, Conjunto Vila Nova, Estrada da Providência, Avenida Independência, Rodovia Mário Covas, Conjunto Valparaíso, Conjunto Jaderlândia, Conjunto Guanabara, Pedreirinha, Águas Brancas, Aurá, entre outros. Em todos esses locais, já foi feita a limpeza e continuarão os trabalhos de manutenção para evitar novos focos de lixo e entulho.

Texto: Ronaldo Quadros

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s