Atendimento do SINE em Ananindeua será normalizado ainda em janeiro

Os moradores de Ananindeua poderão contar com o atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) normalizado ainda este mês de janeiro. No município, o sistema é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat).

Os serviços prestados na Casa do Trabalhador foram reduzidos neste começo de ano devido à transição de gestão municipal e a readaptação do quadro funcional, o que ocasionou a diminuição na quantidade de senhas distribuídas para atendimento.

Até dezembro de 2012, o SINE distribuía cerca de 80 senhas para atendimento diário, oferecendo os serviços de Habilitação do Seguro Desemprego, Intermediação de Mão de Obra, Qualificação Profissional e Consulta Carteiras Recuperadas. Além disso, o Sistema realiza o encaminhamento profissional dentro do setor informal, que é muito requisitado para contratações imediatas de serviços.

A coordenadora do SINE, Ilkimy Paixão, conta que entende o desconforto causado com a redução de senhas. Porém, ela explica: “O SINE espera contar com a antecipação dos trabalhadores, em não deixar a regularização do Seguro Desemprego para última hora, em não submeterem-se ao mercado de venda de senhas e, se possível, contar com a compreensão dos usuários, sabendo que ainda no mês de janeiro o atendimento será normalizado”.

Segundo a coordenadora, em função da redução temporária no atendimento e insatisfação do público, foi descoberto que existem pessoas vendendo senhas por até quarenta reais. “O que é gravíssimo”, diz.

Outra informação que Ilkimy salienta é a de que o SINE não emprega nenhum cidadão. Sua função é, entre outras, intermediar o processo de encaminhamento ao mercado de trabalho. Ela informa ainda, que logo serão repassados à Semcat, dados sobre abertura de novas vagas de emprego e, portanto, é necessário que os usuários estejam atentos às notificações que serão feitas através de rádio, internet, jornais e na Casa do Trabalhador de Ananindeua.

Com o SINE e por meio de cooperação técnica e financeira, a Prefeitura de Ananindeua pretende reduzir o desemprego no município atuando diretamente com a Casa do Trabalhador local.

Texto: Comus PMA

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s