Prédios do campus da UFPA em Ananindeua devem ficar prontos até 2014

As negociações entre a Prefeitura de Ananindeua, Instituto Federal do Pará e Universidade Federal do Pará para a implantação de cursos técnicos e de nível superior em Ananindeua estão a todo vapor. Os cursos ganharão campus próprio, a ser construído em parte da área da Granja do Icuí, em Ananindeua. Em 2014, o Campus UFPA Ananindeua já vai abrigar o curso de Engenharia de Materiais, que ofertará 80 vagas no Vestibular 2013.

Participaram da visita técnica ao espaço, nesta quinta-feira (04), o prefeito Manoel Pioneiro, a professora Edilza Fontes – coordenadora do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Ananindeua, Walber Wolgrand – diretor do Instituto Federal do Pará (IFPA), o secretário de Saneamento e Infraestrutora de Ananindeua, Osmar Nascimento, e engenheiros da Prefeitura de Ananindeua e da UFPA.

Após delimitação da área para cada instituição de ensino, a prefeitura tem até 90 dias para apresentar o estudo topográfico da área a ser desmembrada para abrigar as instituições de ensino superior. A Universidade Estadual do Pará (Uepa) também ganhará uma área, mas nenhum representante da Uepa compareceu à visita técnica na Granja do Icuí.

De acordo com o secretário de Saneamento de Infraestrura de Ananindeua, Osmar Nascimento, o estudo topográfico também vai servir para desmembrar áreas para a construção de vias importantes. Uma irá prolongar a Avenida Independência e outra será criada às margens do canal que passa pela área da Granja do Icuí. “A partir daí, a prefeitura vai encaminhar proposta para a efetivação de propriedade para que as instituições de ensino iniciem a construção dos prédios”, explicou ele.

Para a coordenadora do Campus UFPA em Ananindeua, professora Edilza Fontes, a parceria com a Prefeitura de Ananindeua veio em boa hora, já que a sede da UFPA em Belém não tem mais estrutura para nenhum campus.

O diretor do Campus Ananindeua pelo IFPA, Walber Wolgrand, está entusiasmado com os cursos do instituto no município. “Nós já temos nosso espaço delimitado. Até já reformamos algumas salas que já existem aqui na Granja, agora é se organizar para a construção de outro prédio”.

Para o prefeito Manoel Pioneiro, a vinda do ensino superior para Ananindeua é um salto para a educação no município, e só quem ganha é o povo. “Essa parceria com as universidades e o IFPA está sendo muito bem vinda, e não estamos medindo esforços para que tudo aconteça o quanto antes. Imagine a alegria de nossos estudantes poder sair do ensino médio direto pra universidade, e estudar no seu município? Isso é muito bom”, comemorou o prefeito.

A visita na Granja do Icuí estava agendada desde o último dia 28, quando o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, anunciou o novo curso que ofertará exclusivamente ao Campus Ananindeua, o de Engenharia de Materiais, que disponibilizará de 80 vagas no Vestibular 2013.

A área do novo campus está localizada no Conjunto Cidade Nova VII, Arterial 5, no bairro do Coqueiro. A área total é de 246.750m². Até 2015 o espaço deve se consolidar como o maior pólo universitário do Pará, abrigando o 12º Campus da UFPA e de outras instituições de ensino superior e técnico, como o Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Foco nas Engenharias – De acordo com o reitor Carlos Maneschy, um segundo curso, que poderá ser outra Engenharia, será implantado juntamente com o de Engenharia de Materiais, no próximo processo seletivo. A definição deve sair até maio de 2013, em substituição a uma pactuação registrada no Ministério da Educação (MEC), em que estavam também previstos para o Campus Ananindeua, os cursos de Engenharia de Materiais (80) Engenharia de Petróleo (80), Engenharia Física (80), Engenharia Ambiental e Urbana (80) e Saúde Coletiva (60), totalizando 380 vagas anuais e 1.900 matrículas na plena implantação.

O primeiro curso, de Engenharia de Materiais, já foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEP), em fevereiro deste ano. Será o primeiro do gênero na Região Metropolitana de Belém. Atualmente, só existe no Campus de Marabá. Há a possibilidade de criação do curso de Engenharia Mecatrônica, que será o primeiro da Região Norte do País.

Através da Portaria N. 0831/2013, da Reitoria da UFPA, já foi designada uma Comissão de Implantação dos Cursos de Engenharia e Tecnologia para o futuro campus, formada pelos professores Emanuel Macedo, Eduardo Braga, José Antonio Souza, João Nazareno Quaresma e Edemarino Hildebrando.

Investimento – A coordenadora do Campus de Ananindeua, Edilza Fontes, informou que já existem R$ 3,5 milhões disponíveis para a implantação, liberados em fevereiro deste ano, e que o restante dos recursos, em torno de R$ 7 milhões, estarão disponíveis ainda em 2013, para as obras de construção dos prédios e laboratórios.

O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, comemora a escolha pelas Engenharias, uma vez que existe demanda crescente de profissionais dessa natureza no Brasil. Ele ressalta, ainda, que Ananindeua vai concentrar todas as instituições de ensino superior num grande centro universitário, mantendo e fixando os estudantes dentro da própria cidade.

O prefeito já incluiu no cronograma de obras estratégicas para Ananindeua a urbanização completa do entorno do novo campus universitário. As melhorias vão desde a drenagem e pavimentação de ruas, limpeza de canais, ordenamento do transporte e de toda a área urbana onde o pólo está localizado.

Até o dia 15 de abril, as portarias dos concursos públicos para preenchimento de pelo menos 70 vagas de professores para o Campus Ananindeua serão publicadas pela UFPA. Segundo o reitor Carlos Maneschy, as aulas no 12º Campus da UFPA devem iniciar em março de 2014.

Texto: Zana Moura – Comus PMA

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s